Curiosidades
Surgimento da Saga
A autora iniciou Crepúsculo pela cena de seu sonho no dia 2 de junho de 2003, a da campina, escrevendo deste ponto até o final, só então voltou-se para o inicio e dedicou-se a escrever até que as peças se encaixassem e se encontrassem, este processo durou três meses.
Não foi de imediato a escolha do nome de seus personagens protagonistas, “Levei algum tempo para batizar a dupla anônima. Para meu vampiro( por quem eu me apaixonei desde o primeiro dia) decidi usar um nome que antigamente era considerado romântico, mas tinha perdido popularidade havia décadas. O Sr. Rochester, de Charlotte Bronte, e o Sr. Ferrars, de Jane Austen, foram os personagens que me levaram a lhe dar o nome de Edward. Experimentei seu formato e descobri que combinava”, disse a autora em entrevista. Já a escolha da adolescente apaixonada não foi tão fácil assim, nenhum nome que lhe dava parecia bom o suficiente, depois de tempo o bastante para amá-la como a uma filha, Meyer decidiu lhe dar o nome que queria para sua própria filha, se a tivesse tido: “Isabella”.
Para os demais personagens a escolha foi através de muita pesquisa, buscando os nomes em voga nas épocas em que eles provavelmente teriam nascido, e mesmo com a pesquisa, alguns nomes foram alterados durante o processo “Rosálie originalmente era “Carol” e Jasper era, no começo, “Ronald’. A autora afirma ter gostado mais dos nomes escolhidos, mas confessa que ainda se confunde e troca seus nomes pelos anteriores, confundindo quem lê seus originais.
A escolha do lugar onde a trama se passaria não foi à toa, mas também lhe rendeu muita pesquisa, Stephenie sabia que precisava de uma cidade nublada e chuvosa, para que seu personagem Edward pudesse se relacionar com as pessoas durante o dia, Na internet a autora procurou pelo lugar com o clima mais adequado às condições que ela precisava, que fosse um lugar pequeno, e com poucos habitantes, Foi então que chegou à cidade Forks, adorou o nome e as fotos que viu em sua pesquisa na internet. Pesquisou também as cidades aos redores e tomou conhecimento sobre a tribo Quileute existente em La Push, o que lhe pareceu atraente para incrementar a trama, desta forma decidiu: Forks seria o cenário para sua historia.
Depois de terminado todo o corpo do romance decidiu-se então aos epílogos, e foram muitos os efeitos, foi então que a autora percebeu que ainda era hora de abandonar seus personagens, dando inicio a uma seqüência que lhe rendeu quatro livros.
Significado da Capa de Crepúsculo - Twilight
A maça na capa representa a fruta proibida no livro de Génesis. Simboliza o amor entre Bella e Edward, que é proibido. Também representa a sabedoria de Bella do que seja o bem e o mal, e a escolha que ela tem em morder ou não a ‘fruta proibida’, Edward.
Significado da Capa de Lua Nova - New Moon
A capa e o nome Lua Nova não se referem aos lobos. E sim a quando o sol esta no lado oposto da lua (de onde estamos), e por isso o lado iluminado da lua não é visível da terra. Esse é o tipo de noite mais escuras. Lua Nova é o período mais sombrio e escuro da vida de Bella.
Significado da Capa de Eclipse - Eclipse
A capa possui uma fita vermelha arrebentada. Pouco se sabe do significado real dessa imagem, uma vez que a autora pouco falou a respeito. Porém a escolha da fita vermelha já dá a entender algo.
Assim como em todas as outras capas, o vermelho está sempre presente e não deixa a leitora esquecer que se trata de uma história de vampiros. O vermelho das capas, assim, pode ser associado ainda com o sangue de Bella, tão desejado por Edward.
Em todo caso, é fácil relacionar a fita arrebentando com os novos caminhos que a trama toma, representando as escolhas que precisam ser tomadas por Bella, mediante aos novos acontecimentos. Como é o caso de ter que escolher entre o amor de Edward e a amizade, ou também amor, de Jacob, uma vez que este se declara apaixonado pela protagonista.
Por outro lado a fita não está totalmente arrebentada, remetendo a complexa tarefa, que Bella ainda não conseguiu alcançar, a qual é de se desprender totalmente da vida humana. Isso porque ela está decidida em se transformar em vampira para assim poder ficar com Edward.
Significado da Capa de Amanhecer - Breaking dawn
Essa capa é um metáfora para a progressão de Bella durante toda a saga. Ela começou como o peão,a peça mais fraca no tabuleiro (ao menos fisicamente, quando comparada aos vampiros e lobos). E ela terminou como a mais forte: a rainha. No final, é Bella que traz a vitória para os Cullens.
Você sabia ?
1. Em toda história do cinema, Crepúsculo foi o filme dirigido por uma mulher que teve a maior bilheteria de estreia. 7. A adaptação para o cinema arrecadou US$ 1 bilhão com os dois primeiros filmes, Crepúsculo e Lua nova. 9. Robert Pattinson, também, participou de outro grande sucesso baseado em livros, atuando como Cedrico Diggory em Harry Potter e o Cálice de Fogo
2. O orçamento do primeiro filme foi de aproximadamente 35 milhões de dólares, apenas na estréia a produção arrecadou o dobro deste valor.
3. O roteiro foi escrito em 6 semanas, já o longa foi feito em 48 dias.
4. Mais de três mil atores fizeram o teste para o papel de Edward, e os fãs da saga queriam Tom Welling (Smallville) para o papel do vampiro.
5. O primeiro nome pensado por Meyer para dar título ao livro inicial da série foi "Forks", a cidade em que se passa a trama.
6. Midnight Sun é o novo livro da autora, a trama é basicamente a mesma de Crepúsculo, porém, sob o ponto de vista do vampiro Edward Cullen.
8. Alguns aspectos da vida de Bella foram inspirados na vida da própria autora, como por exemplo, Meyer também teve que trocar de escola na época do colegial.
10. Segundo a Billboard, já na segunda semana de novembro, a trilha sonora do filme foi o disco mais vendido. O feito é notável porque o filme ainda não havia sido lançado nos cinemas na época.
11. Uma das razões pelas quais os carros presentes nos filmes são tao bem descritos, é a obsessão dos irmãos de Stephenie Meyer por automóveis.
12. A data original do lançamento do filme Crepúsculo era 12 de novembro de 2008, mas no mesmo dia a última sequência de Harry Potter iria estrear. A data, então, mudou para 21 de novembro.
13. Mais de 100 fãs de Crepúsculo vão todos os dias para Fork fazer um tour nos lugares onde aconteceram as gravações. Um restaurante chamado Sully´s Drive-In tem um hambúrguer com o nome de Bella.
Cena cortada e inédita da 'Lua Nova', da saga 'Crepúsculo', cai na rede
Uma cena inédita do segundo filme da saga "Crepúsculo" foi parar na internet. A cena, que foi deletada do longa, começa com Jacob (Taylor Lautner) conversando com Bella (Kristen Stewart) sobre a razão de Victoria (Rachelle Lefevre) estar perseguindo a personagem principal.
Logo em seguida, Victoria aparece dentro de um carro tentando ligar para Bella. A ruiva, que está com um casal no veículo, fica falando sobre o namorado falecido James e diz que odeia os humanos, o que aterroriza a mulher sentada ao seu lado.
Confira a cena:
Kristen Stewart tem fama de boca suja no set de 'Lua Nova'
Diretor revelou que a atriz é quem mais fala palavrões.
Kristen Stetem boca suja. É o que contou o diretor de "Lua Nova", Chris Weitz, ao site PopEater. Segundo Chris, o mais comportado do grupo é Taylor Lautner: "Aquelas crianças têm umas bocas! Exceto Taylor, ele sempre fala direito", revelou.
O diretor contou ainda que a atriz é quem fala mais palavrões :"A Kristen ganha disparada do resto". Porém, os fãs não vão ver estes momentos nos extras do DVD do longa: "Acho que a distribuidora do filme pensou em outro tipo de extras", brincou.
Robert Pattinson, de 'Crepúsculo', ganha estátua de cera
Réplica está sendo exibida por museu em Londres, na Inglaterra.
Pattinson ficou famoso por seu papel como o vampiro Edward Cullen.

O astro de 'Crepúsculo' Robert Pattinson ganhou uma estátua de cera no famoso museu Madame Tussauds, em Londres, na Inglaterra. Na foto, fãs apalpam a réplica do ator, que vive o vampiro Edward Cullen na saga vampiresca baseada em livros da escritora Stephenie Meyer. (Foto: Joel Ryan/AP)
Autora de 'Crepúsculo', Stephenie Meyer lança novo livro de vampiros
Edward e Bella estarão no novo livro de Sthephenie Meyer
O fenômeno "Crepúsculo", de Stephenie Meyer, já rende frutos muito além dos quatro livros que compõem a série. A autora do best-seller sobre Bella Swan e Edward Cullen lança em junho uma nova obra sobre vampiros, "The short second life of Bree Tanner: an eclipse novella", que por enquanto vai se chamar em português "A breve segunda vida de Bree Tanner".
Desta vez, a autora de "Crepúsculo" conta uma história do ponto de vista de Bree, uma vampira recém-criada pela vilã Victoria que foi apresentada ao público em "Eclipse". A tiragem inicial no Brasil é de 500 mil exemplares, prova do sucesso da marca.. A novela narra a jornada do exército do qual Bree faz parte em sua preparação para o ataque a Bella e aos Cullen, acompanha o encontro entre eles e, depois, o inesquecível desfecho desse confronto.
A autora contou a novidade em seu site. “Estou tão surpresa quanto todo mundo com essa novela”, disse Stephenie Meyer. “Quando comecei a trabalhar nela, em 2005, era simplesmente um exercício para me ajudar a examinar o outro lado de 'Eclipse', que na época eu estava editando. Pensei que a tarefa poderia acabar resultando em um conto que eu incluiria em meu website. Porém, a história tornou-se mais longa do que eu imaginara.”
Em menos de cinco anos, Stephenie Meyer tornou-se um fenômeno editorial mundial. Os direitos de tradução da série "Crepúsculo" foram cedidos a quase 50 países e cem milhões de livros foram vendidos no mundo todo. No Brasil, mais de 3,9 milhões de exemplares da série foram comercializados.
Mangá de Crepúsculo vai ser lançado no Brasil
Edição já é sucesso nos Estados Unidos
Por Edu Almeida - 30/03/2010 01:30
Em janeiro a editora Yen Press anunciou que iria publicar uma versão em mangá de Crepúsculo. Essa mesma edição – chamada Twilight: The Graphic Novel – vai sair por aqui através da editora Intrínseca, segundo conta o site Animepró. Ainda não foi divulgada a data.
Originalmente, o mangá – escrito e desenhado por Young Kim – é uma edição de luxo, com capa cartonada, papel brilhante e em preto e branco, como todo bom quadrinho ao estilo japonês. A história é uma adaptação do primeiro livro escrito por Stephenie Meyer que mostra o romance e as aventuras entre Edward e Bella.
A revista saiu nos EUA em 16 de março com uma tiragem de 350 mil cópias e, segundo informações da imprensa americana, já vendeu cerca de 66 mil exemplares até agora.
Trilha Sonora de Lua Nova: A música de cada cena
Créditos à Twilight Brasil
3 de February de 2010 // Nanda
O Twilight Brasil tem recebido diversos e-mails sobre qual a música de determinada cena de Lua Nova, então para acabar de vez com as dúvidas, aqui vai uma listinha da relação entre música e cena:
(Por ordem de aparição no filme)
Monsters (Hurricane Bells) – Bella indo para a Forks HS na manhã de seu aniversário; chegada de Edward.
The Violet Hour (Sea Wolf) – Festa de aniversário de Bella.
Satellite Heart (Anya Marina) - No rádio na caminhonete de Bella, voltando do aniversário.
Roslyn (Bon Iver & ST. Vincent) - Bella arrumando as fotos após o aniversário; na escola no dia seguinte e indo para a floresta com Edward.
Possibility (Lykke Li) – Passagem do tempo.
Muse (I Belong To You) – Bella e Jessica no cinema.
Friends (Band Of Skulls) – Primera visão de Edward, antes de subir na moto.
All I Believe In (The Magic Numbers And Amadou & Mariam) – Bella chega com as motos para Jacob; quando Bella desliga o som dizendo que não gosta de música.
Shooting The Moon (Ok Go!) – Bella e Jacob consertando as motos.
Done All Wrong (Black Rebel Motorcycle Club) – Jared, Embry e Bella chegando à casa de Emily.
Hearing Damage (Tom Yorke) – Perseguição à Victoria; Bella rumando para o penhasco.
Slow Life (Grizzly Bear) - Depois de Bella saltar do penhasco, quando ela vê Edward.
Die Fledermaus – Duettino: Ach, ich darf nicht hin zu dir - No elevador, no prédio dos Volturi em Volterra.
No Sound But The Wind (Editors) – No carro de Edward, após a votação
As canções com asterisco não estão incluídas na trilha sonora oficial.